Um blog para você refletir...

O melhor design da região...

O melhor design da região...
Rua Senador João Câmara, 239, Centro, Santa Cruz/RN

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Facebook cria ferramenta para prevenir suicídios

Facebook_cria_ferramenta_para_prevenir_suicidios_0Uma morte a cada 40 segundos: essa é a estimativa da OMS para o número de suicídios anual no mundo. E o Brasil é o oitavo país em que mais acontecem mortes desse tipo: é uma a cada 45 minutos. O assunto é delicado e tabu, mas tratar dele é indispensável para que esses números diminuam. Por isso, o Facebook, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), lançou essa semana uma ferramenta de prevenção ao suicídio.
São dois objetivos. Primeiro, oferecer apoio a quem tem pensamentos suicidas; segundo, orientar amigos e familiares dessas pessoas, para que eles possam ajudar da melhor forma possível. Além disso, a rede social vai oferecer publicidade gratuita para a CVV, para favorecer o recrutamento de novos voluntários – já que, com a nova ferramenta, a tendência é que os pedidos de ajuda à organização aumentem muito.
O funcionamento é simples: percebeu que um amigo do seu Facebook está postando alguma coisa preocupante? Clique em “denunciar publicação”, no canto direito superior do post, e selecione a opção “acredito que não deveria estar no Facebook”. Quando o Facebook perguntar por que você denunciou, clique na opção relacionada ao suicídio, “Mostra alguém se ferindo ou planejando se ferir” – e seu amigo receberá uma mensagem privada da rede social, dizendo que alguém está preocupado com ele (mas sem citar o seu nome), e dando algumas outras opções de apoio: conversar por chat com um amigo de confiança, contactar um agente do CVV ou receber dicas do que fazer.
suicidio_facebooksuicidio_facebook_0Se você denunciar a postagem de seu amigo, também vai receber um guia com algumas sugestões de como ajudá-lo. Algumas das opções são oferecer ajuda por chat, conversar com outras pessoas sobre isso ou acessar outras dicas.
A nova ferramenta já estava disponível nos Estados Unidos e Austrália desde o ano passado e, esta semana, está sendo lançado no mundo inteiro, como parte do Plano de Ação de Saúde Mental da OMS, que tem como uma das metas reduzir em 10% os índices de suicídio no mundo até 2020. Espalhar esse tipo de iniciativa pelo mundo é importante porque, embora apenas 29 países tenham estratégias e ONGs voltados para evitar esse tipo de morte, a OMS aponta que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Então, por que não começar pelos amigos no Facebook? A ferramenta já está disponível para uso por aqui – resta ver se vai ajudar.
Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!