
Cinco pessoas já experimentaram uma doença que não foi identificada, mas que parece causar alucinações e pode ser espalhada através do toque. A primeira a sentir os sintomas foi uma mulher de 78 anos de idade, em North Bend, em Oregon, que ligou imediatamente para o 911 reclamando que sete ou oito pessoas estavam “tentando tirar o teto de seu veículo“.
Dentro de alguns dias, seu cuidador de 54 anos de idade, dois policiais e um funcionário do hospital tiveram ilusões e alucinações visuais, segundo informações da imprensa local. Todos os afetados entraram em contato uns com os outros e estão sob cuidados. O gabinete do Coos County Sheriff postou uma declaração dizendo que eles começaram uma investigação de todos os casos relatados. Na primeira casa, eles não encontraram nenhuma evidência de contaminante e os exames de sangue do paciente pareceram normais.
No início, suspeitou-se que fentanil – um opiáceo analgésico – tomado pela mulher poderia ser o causador do tumulto. No entanto, isso não poderia explicar os seguintes casos. O comunicado da polícia acrescentou que os dois policiais foram liberados do hospital, enquanto o médico – que ainda está no hospital – foi recentemente exposto à gripe. A mulher e seu cuidador permanecem em cuidado, enquanto a investigação continua.
Popular Science conversou com o Professor James Giordano, do Departamento de Neurologia e Bioquímica, da Georgetown University Medical Center. Ele explicou que um contaminante é a causa mais provável. No entanto, ele disse que outros fatores – como um delírio psicótico compartilhado conhecido como “Folie à deux” – não podem ser desconsiderados.
Jornal Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário